Instruções para submissão de Resumos para o I Simpósio de Zooplâncton Neotropical
Serão aceitos Resumos elaborados a partir de resultados de pesquisas cientificas ou de divulgação científica com o tema zooplâncton de ambientes aquáticos da região Neotropical. Projetos não serão aceitos como resumos. A comissão científica decidirá sobre os casos diferentes.
Os Resumos serão recebidos entre 05 junho e 24 julho de 2023, por meio da plataforma de submissão do site: https://zooneotropical.faiufscar.com/#/ colando nas abas requeridas. Para a sua elaboração, deve-se obedecer às seguintes normas:
1. Cada autor inscrito no evento poderá submeter até dois trabalhos, embora possa participar como coautor de forma ilimitada.
2. O resumo deverá ser redigido em português, espanhol ou inglês, compondo um texto com 2000 caracteres sem espaço.
3. O Resumo deverá iniciar com o título em caixa normal na primeira linha, seguido do nome completo dos autores, afiliações institucionais dos mesmos sinalizados com números, e o corpo do resumo (sugere-se que ele contenha um texto corrido único com frases referentes à introdução, aos objetivos e/ou hipóteses, à metodologia, aos resultados e à conclusão, sem identificar esses tópicos) (ver Modelo abaixo).
4. Posteriormente ao corpo do texto, deverá haver entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, e em seguida uma frase com o(s) agradecimento (s), especialmente de agências, empresas, instituições, etc. de financiamento (recomenda-se também pôr o(s) número (s) do processo (s)).
5. Não será permitida a inclusão de figuras, tabelas, fotos, diagramas ou referências bibliográficas.
6. Resumos que não atendam às especificações solicitadas serão recusados.
Modelo
Variáveis limnológicas indicam compartimentos espaciais do zooplâncton em uma represa da região Neotropical
Resumo:
As variáveis limnológicas atuam na dinâmica espacial e temporal da maioria dos organismos aquáticos. Diversos táxons zooplanctônicos respondem ao acréscimo da biomassa fitoplanctônica em ambientes lênticos, mas nem tanto em lóticos. O presente trabalho teve por objetivo analisar as variações da abundância do zooplâncton em relação à dez variáveis limnológicas na Represa Água Gelada, um reservatório de acumulação com grande área e profundidade (média de 60m). Testou-se a hipótese de que a abundância é maior na região intermediária da represa, onde há um tributário que drena uma cidade com lançamentos de efluentes rico em nutrientes que estimulam o aumento da produtividade primária. Com uma rede de zooplâncton de 68 micrômetros filtraram-se 500 litros por amostra em 10 pontos ao longo de um gradiente longitudinal, mensalmente por um ano (2016-2017). As variáveis limnológicas (pH, oxigênio dissolvido, temperatura, turbidez, clorofila total, dureza, sólidos totais em suspensão, nitrogênio total, fósforo total, silicato) foram mensuradas com uma sonda multiparâmetros da marca XYZ. A abundância das espécies foi transformada em dissimilaridade e em seguida aplicaram-se modelos lineares generalizados. Entre as 170 espécies encontradas divididas nos quatro principais grupos (Protozoa, Rotifera, Cladocera e Copepoda), 70% teve aumento da abundância em pontos de amostragem com maiores concentrações de nutrientes e clorofila total, uma tendência que se manteve estável durante quase todo o ano, exceto quando o perfil da coluna da água se tornou isotérmico e isoquímico (diferença ao longo da coluna toda menor que 1 grau). A turbidez foi apontada como uma variável importante na região lótica da represa, próximo à entrada do tributário principal. Conclui-se que entre as 10 variáveis limnológicas estudadas, 4 delas apresentaram as maiores contribuições sobre a variação espacial e temporal da maioria das espécies do zooplâncton.
Palavras-chave: modelagem, abundância, reservatório, Água Gelada. Financiamento: Bolsa CAPES processo 237342-0 a R.S. e FAPESP 2001-45372-2.
Observação:
No momento da submissão do Resumo, o autor poderá optar por apresentar em forma de pôster ou oral. Entretanto, a confirmação da apresentação no formato oral estará condicionada ao resultado da avaliação do resumo, pois os revisores poderão sugerir alteração no formato de apresentação diante das especificidades do trabalho.
Critérios para seleção dos trabalhos a serem apresentados no evento
Assim que forem sendo recebidos, os resumos serão submetidos à avaliação por, pelo menos, dois revisores anônimos da Comissão Científica. No caso de um revisor aprovar o resumo e outro negar, o resumo será encaminhado a um terceiro revisor. Os revisores deverão devolver o resumo em até sete dias. Após a avaliação, os autores receberão um parecer com a decisão entre as opções a seguir: (i) aprovado, (ii) requer modificações e (iii) rejeitado, pelo sistema e pelo e-mail cadastrado. Comentários sobre o resumo serão obrigatórios independente da decisão.
Apresentação em pôsteres e sessões orais
A apresentação dos pôsteres ocorrerá no local e horário conforme disponibilizado na programação final do evento, a ser liberada até o dia 18/08/2023. Os pôsteres deverão ter as medidas máximas de 0,80 x 1,10m, com tamanho de fonte legível a um metro de distância; deverão ser criativos, contendo os principais itens do resumo aprovado. Indicamos que os pôsteres sejam impressos em papel, diminuindo o consumo de plásticos.
O primeiro autor deverá estar presente no momento da apresentação do trabalho caso tenha inscrito seu Resumo para concorrer à premiação de melhores trabalhos (somente para estudantes). Coautores poderão apresentar o trabalho, mas sem concorrer à premiações. O pôster deverá ser fixado no local indicado na programação do evento até o meio dia, para que possa ser visualizado e lido pelos demais participantes durante todo o evento, e retirado ao final do evento.
Premiação para os melhores trabalhos
Estudantes inscritos no evento e primeiros autores dos resumos poderão concorrer à premiação dos melhores trabalhos sobre Zooplâncton Neotropical. Serão selecionados os três melhores trabalhos de cada categoria (posters e sessões orais) para a premiação. A avaliação será feita pela comissão científica do evento (revisores ah-doc) e pela comissão organizadora. Serão considerados: originalidade (30%), abrangência global do conteúdo (20%), apresentação visual (20%) e discussão do trabalho com os avaliadores (30%). A posição no ranking de premiação seguirá os pontos obtidos acima.
Livro de resumos e publicação dos trabalhos
Após o recebimento da versão final dos resumos, será organizado o livro dos anais do evento, no formato e-Book. Esse produto será disponibilizado eletronicamente em repositório com DOI ou ISBN e ficará disponível em repositório online.
Haverá um número especial para os trabalhos apresentados no evento na revista científica Acta Limnologica Brasiliensia, a ser publicado em 2024. A publicação desses trabalhos estará condicionada ao trâmite regular de publicação da revista.