Sobre

Dias 28, 29 e 30/09/2023 - AUDITÓRIO BENTO PRADO JÚNIOR - UFSCar

O I Simpósio de Zooplâncton Neotropical é o primeiro evento técnico-científico internacional organizado pela Rede Zooplâncton Neotropical Brasil, criada em dezembro de 2020 por iniciativa de pesquisadores brasileiros de renome nacional e internacional nessa área da Ciência, sendo um deles o pesquisador responsável pelo Simpósio. Atualmente, a Rede conta com a participação de cerca de 70 pesquisadores distribuídos em instituições de ensino e pesquisa em todo país. Todas as atividades da Rede estão disponibilizadas em seu site (https://zooplanctonneotropicalbr.wordpress.com).

A primeira edição do Evento será realizada na Universidade Federal de São Carlos, na cidade de São Carlos (SP) e é o primeiro evento especializado sobre esta importante comunidade aquática no Brasil. Ele contará com a participação presencial de pesquisadores nacionais e internacionais, com a presença de 200 pessoas, incluindo professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e demais profissionais.

O evento é proposto oficialmente pelo Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, com o suporte direto e indireto de vários programas de pós-graduação como os de Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN, UFSCar); Ciências Biológicas (Zoologia, UNESP, Botucatu-SP), de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA, UEM), e de Biologia Comparada (PGB, UEM), além de outros da região nordeste e do estado do Rio de Janeiro.

O evento é apoiado por seis empresas de consultoria ambiental do Brasil e financiado pela FAPESP (2023/00439-4).

As atividades do evento estão distribuídas em três dias completos, nos quais haverá palestras magnas, mesas redondas, oficinas aplicadas, apresentação de trabalhos em forma oral e de pôsteres, premiação para os melhores trabalhos, e ações de difusão científica com escolas do município de São Carlos. Serão discutidos resultados atuais sobre o zooplâncton da Região Neotropical, incluindo dados específicos e pontuais e de longo prazo estudados a partir de tecnologias ou análises modernas e inovadoras.

As palestras plenas de abertura de cada dia terão duração de uma hora e mais 20 min para debates. Ao todo o evento conterá 05 palestrantes estrangeiros (Equador, Uruguai, México, Portugal e Rússia).

O evento será realizado em um dos polos que iniciaram e desenvolvem muitos estudos limnológicos no País, na cidade de São Carlos (SP), com diversos pesquisadores que estudam o zooplâncton e residem na cidade e região, mas tem projeção internacional ampla e longa. Muitos egressos desse polo de pesquisa se tornaram pesquisadores no tema e levaram suas linhas de pesquisa para diversas regiões do Brasil e de outros países, e a cooperação internacional é frequente e contínua. Ainda, a cidade é de fácil acesso por rodovias ou por aeroportos para qualquer região do País e do mundo, devido principalmente à proximidade com as cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.

Por fim, a programação do evento reflete a alta qualidade técnica e científica desejada com momentos de aplicação teórica e prática próxima, bem como favorece a aproximação da Ciência à sociedade. Colocaremos assim, em evidência mundial, os nomes da FAPESP, da rede de pesquisadores e da UFSCar.

 

Objetivos

O objetivo geral do evento é reunir presencialmente grande parte dos pesquisadores renomados que estudam a comunidade zooplanctônica especialmente do Ocidente mundial, e em especial na Região Neotropical, oferecendo capacitação e atualização do conhecimento através de palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e discussões aprofundadas sobre o tema, além de fortalecer redes de pesquisa, intercâmbio e cooperação no país e no mundo.

Objetivos:

- Proporcionar capacitação aos participantes com os palestrantes renomados no tema do evento em diversos momentos.

- Proporcionar oportunidades aos pesquisadores mais jovens (graduandos, mestres, doutores e recém doutores) em apresentar os resultados de seus estudos à comunidade científica em debates construtivos.

- Criar um ambiente para apresentações orais e de pôsteres dos estudos, e consequente discussões com a comunidade científica participante.

- Proporcionar um momento exclusivo de ensinamentos teóricos e práticos aplicados e refinados em forma de oficinas com pesquisadores renomados (os quais também ministrarão palestras no evento), visando principalmente o ensinamento de técnicas e metodologias, cooperação em pesquisa, questionamentos, discussões, entre outros.

- Incentivar as gerações atuais de estudantes a seguirem carreira acadêmica ou profissional na pesquisa do zooplâncton límnico, visando manter a tradição brasileira de ser um dos países com maior produção de conhecimento na área nas últimas décadas.

- Promover a participação de estudantes de pós-graduação e de graduação na organização do evento, capacitando-os para eventos futuros e proporcionando essa experiência.

- Possibilitar uma interação de difusão científica de pesquisadores, estudantes e demais profissionais convidados com estudantes e professores de escolas públicas de São Carlos, despertando também o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e talvez se tornarem cientistas.

- Solidificar o papel da Rede de Zooplâncton Neotropical do Brasil, da FAPESP e da UFSCar na comunidade científica internacional, bem como de todos os nomes envolvidos na comissão organizadora e programas e pós-graduação.

- Fortalecer o intercâmbio científico entre pesquisadores (professores, estudantes de pós-graduação e graduação e profissionais) dos países da região Neotropical e do mundo, buscando alta produtividade e de excelência.

- Incentivar a discussão para a elaboração de artigos científicos sobre zooplâncton de águas continentais, com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais.

 

Resultados esperados

- Capacitação dos participantes em diversos temas relacionados ao estudo do Zooplâncton Límnico Neotropical.

- Promoção do debate, troca de ideias e conhecimento entre os participantes e palestrantes, durante as palestras, oficinas e nos momentos de interações pessoais.

- Resgate da interação presencial entre pesquisadores no período pós-pandêmico, necessária ao comportamento social humano e benéfico para a pesquisa em geral.

- Publicação de um livro de resumos online com DOI, sendo que um dos resumos será em forma expandida e conterá a síntese do evento.

- Publicação de um volume especial da revista brasileira de maior impacto na área da Limnologia, a revista científica Acta Limnologica Brasiliensia, e um dos artigos será a síntese do evento.

- Interação com escolas públicas de São Carlos, de modo a assegurar a divulgação científica de pesquisas e conhecimentos produzidos pelas universidades envolvidas.

- Manter a tradição limnológica das instituições de pesquisa de São Carlos, bem como incentivar outras a realizarem tais eventos no Brasil e em outros países latinos.